segunda-feira, 15 de setembro de 2008

CAMBAÍBA FEZ SUA FESTA

Também de usina é o Cambaíba, surgido do Liberal Futebol Clube e esse do Palmeiras, conforme descrições feitas por José Pereira, o Cambuci, e Henrique Azeredo, funcionários da usina Cambaíba, situada a 12 quilômetros além da zona urbana e um dos maiores e mais completos complexos industriais da região, graças à excelente administração do industrial Heli Ribeiro Gomes que chegou a ser Vice-Governador e deputado federal pelo antigo Estado do Rio de Janeiro, e assiduidade ao trabalho dos filhos Cristóvão e João, este o conhecido Jota Batista das pistas de autocross, esporte que se desenvolveu em Campos graças a ele.
Do Palmeiras, o clube do lugar, poucos sabem, mas do Liberal, que foi uma força, muitos se recordam, inclusive do fato de ter sido fundado no distante ano de 1912, pelos esportistas Hermes Andrade, Domingos Pacheco e Luís Contarine. O campo do Liberal foi na pracinha fronteira à usina e era aberto, identificando-se apenas pelas traves e a sua marcação. Possuiu, no entanto, uma equipe muito boa, a ponto de ganhar a maioria dos jogos que realizou pelas redondezas, graças ao futebol que praticavam Armando Valek, o famoso Polá, que depois jogou pelo Americano, Bau, Vicente, Amaro Sapo, Cachola, Cambuci e Morgado, que também jogaram pelo Aliança, no Queimado, no tempo de Damas Ortiz, bem como Birinha e Carabina, que mais tarde foram para o Rio Branco. Artur Ribeiro do Rosário era o homem forte do clube, do qual faziam parte, entre outros, Abelardo Teixeira e Hermes Andrade, sempre ajudados por Luís Guaraná e seu filho Nílton, proprietários, na época, da Usina Cambaíba.
O Cambaíba oficializou as cores branca e azul e é de 27 de agosto de 1930. De lá para cá teve como presidentes Benedito Bernardo, José Pereira, Nílton Guaraná, Áureo Machado de Brito, Clemente Alves dos Santos, Artur Ferreira Machado, Joubert de Andrade Maia, José Geraldo Barbosa Machado e José Lisandro de Albernaz Gomes, um dos filhos de Heli Ribeiro Gomes. Pelo Cambaíba passaram jogadores como Benedito Carangueijo, Manoel Bentevi, Jair, Tomé, Paizinho, Luís, Célio, Lolosa, Caruso, Aílton, Tuquinha, Jorge Ramos, Pedro Rodrigues, Bauí e muitos outros, além de Joélio, Adalberto, Perácio, Mílton, Nel, Batista, Fefeu, Geraldo, Ronaldo, Cadica e Mauricinho.
Henrique Azeredo, quando ouvido, dizia que não queria recordar uma derrota do Cambaíba, na época representando o futebol campista num estadual de amadores, para a seleção de Macaé. O seu clube vencia por 3x2 e, quando faltavam oito minutos, foi derrotado por 4x3, na vizinha cidade, por desgraça do goleiro Carlinhos. Mas nunca escondeu que a sua maior alegria, entre as muitas que tem vivido como torcedor do Cambaíba, foi quando o grêmio rural, a 19 de agosto de 1962, dentro dos festejos do trigésimo-segundo aniversário, goleou o Americano por 6x1. O time cambaibense, nesse dia, contou com Carangueijo; Flanque, Olaci, Pedro, Nel, Jorge Ramos, Vavá, Fefeu, Luís, Aílton II e Lolosa.
Rodolfo Grain, presidente de 1961 a 68, contava que, em 64, o Cambaíba representou Campos no tal estadual de amadores, no qual fez bonito e só deixou de ser campeão pela falta de sorte do goleiro Carlinhos. Em 66 o Cambaíba se filiou à divisão extra de profissionais da LCD e, nesse mesmo ano, inaugurou o estádio Deputado Heli Ribeiro Gomes. A praça de esportes, uma das mais amplas do lugar, um dia terá arquibancada popular e social, além de piscina, benfeitorias que fazem parte do plano da direção da usina.
- No dia da inauguração do estádio, 1º de maio de 1966, foi realizada uma festa para 15 mil pessoas, tendo ela começado pela manhã com desfile de cães, salto de pára-quedista e missa, seguindo-se o churrasco. À tarde, depois de uma solenidade na qual foi inaugurada uma placa oferecida pelo Goytacaz, foram disputados dois jogos, um dos quais entre os reservas do Cambaíba, que derrotaram o Estrela, de Ponto da Cruz, por 5x0, e outro entre os quadros principais do Cambaíba e Goytacaz, saindo vencedor o clube da cidade, por 2x1. À noite a festa ficou por conta das barraquinhas, tendo o industrial Heli Ribeiro Gomes, nesse dia, comprado 10 mil refrigerantes, um caminhão de laranjas, dois sacos de farinha e mandado matar quatro bois para o churrasco.
O Cambaíba também ganhou alguns títulos, entre os quais o de uma Taça Cidade de Campos e de um Torneio de Verão, além de outros troféus que fazem parte de sua galeria, para alegria da gente cambaibense.

Nenhum comentário: